quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Meme Literário:ode a Manoel de Barros

"O sentido normal das palavras não faz bem ao poema. Há que se dar um gosto incasto aos termos. Haver com eles um relacinoamento voluptuoso. Talvez corrompê-los até a quimera. Escurecer as relações entre os termos, ao invés de aclará-las. Não existir mais reis nem regências", Manoel de Barros, em "Retrato quase Apagado em que se pode ver perfeitamente nada", verso VII.

Usei essa imagem para ilustrar esse poema, porque o lírio, mesmo rasgado pelo vento, com parte de suas folhas secas pelo sol, guarda a mesma beleza de sua forma perfeita que temos em nossa mente. Sua beleza, na verdade, está em ser sublime sem ser perfeito.

A idéia do Meme literário veio do blog da Ana. Resolvi homenager um dos meus grandes inspiradores, o Manoel de Barros, porque ele nos ensina a buscar uma perspectiva diferente das coisas. Suas poesias encorajam olhar para o mundo com olhos diferentes, olhos criativos, olhos de quem busca alternativas e oportunidades.

Um comentário:

  1. Oi Léo, tudo bem?
    Me surpreendi com seu comentário no meu blog rsrs. é que para mim eu tinha postado um comentário aqui sobre o Meme Literário... inclusive me lembro de ter dito que achei a ideia muito apropriada para seu blog, já que você poderia ilustrar o seu texto favorito com uma imagem sua, exclusiva. Acho que esse meu comentário não chegou, por erro do Blogger.
    Fico feliz que tenha gostado das mudanças no Deixa a Alma Respirar :) Meu objetivo foi fazer com que os leitores se sentissem meio que abrindo um diário adolescente sabe? rsrsrs espero ter conseguido, ou pelo menos chegado perto de conseguir.
    Em relação ao seu Meme Literario, ratifico nesse comentário o que eu havia dito no anterior (que nao chegou). Certamente muito original e apropriado, aliás, original e apropriado como o Desafio Fotográfico. E, poxa, Manoel de Barros! Não tenho nem o que dizer perante as sábias palavras desse sábio escritor. Excelente escolha!
    beijos na família!

    ResponderExcluir