sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O Elemento Humano fora do retrato

Era uma tarde de quinta-feira, próxima a virada do ano. Um dia de folga, o céu nublado e perto da hora do almoço. O corpo entre em ritmo de marcha lenta. Eu estava na casa da minha mãe, com a minha esposa e filha, esperando pelo almoço, que já cheirava na cozinha.

Apontei a Kodak M340, uma máquina digital portátil bem convencional, para a estante de livros e comecei testar os ISOs da máquina. A idéia era tirar fotos do mesmo objeto, sob as mesmas condições de luz, com cada um dos ISOs da máquina para ver as diferenças nas imagens. De repente, eu tenho a sorte de ser atrapalhado em meu experimento, quando minha mãe atravessa em frente a lente bem na hora do clique.

O resultado foi a captura do trajeto apressado, não sendo possível reconhecer quem é a pessoa da foto, até mesmo porque a cabeça está cortada. E é exatamente esse o ponto sobre o elemento humano que quero ressaltar.

Uma das características fortes da figura humana para a fotografia é a de criar uma imagem de mais fácil conexão, uma vez que uma pessoa é uma das primeiras coisas que buscamos e reconhecemos em uma imagem – principalmente o rosto. Borrar, por meio do uso intencional de uma velocidade mais lenta do obturador, permite que esse elemento dê lugar para outro na imagem.

Uma foto de uma estante de livros pode ser extremamente desinteressante. Coloque uma figura humana passando em frente da sua lente e a sua foto de estante de livros ganha outra vida.
Posted by Picasa

Um comentário: